Policial Protesto
BR-230 é totalmente bloqueada por protesto de ribeirinhos em Cajazeiras na manhã desta quarta-feira (26); PRF informa rota alternativa
Manifestação cobra respostas sobre a transposição do Açude de Boqueirão e agravamento da seca na região ribeirinha
26/11/2025 10h38 Atualizada há 13 minutos
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Divulgação/PRF-PB

A BR-230 foi totalmente interditada no início da manhã desta quarta-feira (26), no km 495, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. O bloqueio ocorre nos dois sentidos da via, em um trecho de aproximadamente 1,5 quilômetro, logo após a localidade de Divinópolis, nas proximidades do acesso à PB-394.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ato é promovido por cerca de 50 manifestantes, que protestam contra a situação hídrica da região e cobram providências relacionadas à transposição do Açude de Boqueirão. Até o momento, os participantes não apresentaram formalmente as exigências para a liberação da rodovia.

Ainda segundo a PRF, apenas veículos de emergência estão autorizados a trafegar pelo local. A interdição já provoca congestionamentos e impactos significativos no fluxo de veículos.

Rota alternativa

Para quem precisa seguir viagem no sentido Cajazeiras–Patos, o desvio está sendo realizado pela PB-393, passando por São João do Rio do Peixe. Em seguida, o acesso ocorre pela BR-405, com retorno à BR-230 no município de Marizópolis.

Equipes da PRF permanecem no trecho orientando os motoristas, organizando o trânsito e atuando nas negociações com os manifestantes para tentar restabelecer o tráfego com segurança.

Entenda a motivação do protesto

O bloqueio faz parte de uma série de manifestações anunciadas por moradores da região ribeirinha do Açude Engenheiro Avidos. Eles alegam que o reservatório vem perdendo água em ritmo acelerado, liberando volume superior ao que recebe, o que estaria agravando a seca e causando prejuízos à agricultura, pesca e criação de animais.

Por volta das 10h20, o bloqueio seguia, com a liberação restrita apenas a viaturas de emergência. A situação continua sendo monitorada pelas autoridades.

Por Patos Online