Um ex-funcionário de uma instituição bancária foi preso nesta quarta-feira (26), em João Pessoa, suspeito de integrar um esquema criminoso voltado à fraude em feirões e negociações de veículos. A prisão ocorreu durante a deflagração da Operação Simulacro, coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).
De acordo com o delegado Elton Vinagre, o investigado atuava em um grupo que simulava feirões falsos de compra e venda de automóveis. As transações eram realizadas entre pessoas físicas, mas ao banco eram informadas como vendas feitas por meio de supostas empresas, que recebiam comissões de forma indevida.
Segundo o delegado, o esquema utilizava empresas de fachada para dar aparência de legalidade às operações. “Eles simulavam compras e vendas de veículos e repassavam as comissões para empresas criadas apenas para esse fim, muitas delas em nome de amigos ou até empresas fantasmas”, explicou.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por DRACO I POLÍCIA CIVIL DA PARAÍBA (@draco.pcpb)
O prejuízo estimado causado ao banco é de aproximadamente R$ 1,6 milhão. Além da prisão temporária, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.
A operação também resultou no sequestro e bloqueio de bens, como veículos, relógios de luxo e valores em dinheiro, com o objetivo de ressarcir os prejuízos causados. Os envolvidos poderão responder por associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.
As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis integrantes do grupo.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB e DRACO