O delegado Edson Pedroza, titular da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) e delegado seccional adjunto da 15ª Delegacia Seccional de Patos, emitiu um alerta à população, especialmente aos comerciantes do ramo alimentício, sobre um golpe que vem sendo aplicado na cidade e na região.
Segundo o delegado, em entrevista ao jornalista Higo de Figueirêdo, da Rádio Espinharas, criminosos estão se passando por delegados e até por oficiais da Polícia Militar para fazer pedidos de refeições, como quentinhas, por meio de aplicativos de mensagens. Para dar credibilidade ao golpe, os suspeitos utilizam fotos de autoridades policiais, distintivos e até imagens de delegados de outros estados nos perfis falsos.
Em alguns casos, após o pedido ser feito e a entrega iniciada, os golpistas entram em contato novamente com o comerciante solicitando um PIX sob a justificativa de troco de uma suposta nota de valor alto, como R$ 200. Confiando na falsa autoridade, algumas vítimas acabam realizando a transferência e sofrendo prejuízo financeiro.
Um dos casos citados pelo delegado aconteceu recentemente, quando um entregador chegou à Delegacia de Homicídios para fazer a entrega de quentinhas e descobriu que tudo se tratava de uma fraude.
Pedroza orienta que, ao receber qualquer pedido feito em nome de autoridades policiais, os comerciantes confirmem a identidade do solicitante antes de preparar ou enviar qualquer produto. A recomendação é pedir o nome completo, entrar em contato com algum policial conhecido, enviar a foto recebida para conferência ou ligar diretamente para a delegacia. Em hipótese alguma, deve-se realizar transferências via PIX como suposto “troco”.
A Polícia Civil reforça que os golpistas utilizam a boa-fé das vítimas e a imagem das forças de segurança para praticar os crimes e pede que os comerciantes redobrem a atenção para evitar novos prejuízos.
Ouça mais detalhes abaixo:
Loading...
Por Patos Online