O mês de novembro, marcado pela Consciência Negra, reforça a importância da luta diária contra o racismo, o preconceito e a desigualdade racial no Brasil. Nesse contexto, o Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa realizou, no dia 26 de novembro, nos turnos manhã e tarde, uma programação especial dedicada à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da educação antirracista.
A iniciativa integrou o Projeto Interdisciplinar da escola, idealizado pelo professor de História Victor da Silva Monteiro. O projeto tem como objetivos implementar o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, conforme determina a Lei 10.639/03, resgatar a identidade do povo afro-brasileiro e destacar a importância de figuras como Zumbi dos Palmares e os Quilombos, símbolos de resistência, luta e construção de uma sociedade igualitária.
Durante o evento, os estudantes assumiram papel de destaque, participando de encenações teatrais, danças, declamações de poemas, confecção de cartazes e criação de obras de arte. A apresentação teatral “Negro entoou um canto de revolta...”, seguida da coreografia “O Canto das 3 Raças”, teve direção de Sandra Nascimento e emocionou o público ao resgatar a trajetória de Zumbi e a história de Palmares, culminando com a capoeira como símbolo vivo da cultura afro-brasileira.
Um dos momentos mais marcantes foi a declamação do poema “Me Gritaram Negra”, de Victoria Santa Cruz, interpretado pela aluna Otnyecha Seraya Martins dos Santos. A performance emocionou toda a comunidade escolar ao retratar a jornada de aceitação, orgulho e ressignificação da identidade negra, a partir de uma experiência de racismo na infância.
Após as apresentações culturais, os participantes visitaram estandes temáticos nos quais estudantes, orientados pelos professores, expuseram pesquisas e produções interdisciplinares. O evento contou com a presença das gestoras Joana Mércia Vieira e Eliane Trindade, além de profissionais da Educação Inclusiva. Representando a Secretaria de Educação, estiveram presentes Maria das Lágrimas Leite Minervino e Maísa Rodrigues. Ao final, a comunidade escolar repetiu em uníssono a mensagem “Não ao Racismo!”, reafirmando o compromisso do Dionísio da Costa com o respeito, a inclusão e a diversidade cultural.