Moradores da Travessa Antônio Félix, no bairro da Vitória, em Patos, estão solicitando à gestão municipal a instalação de contêineres de lixo para minimizar o descarte irregular de resíduos, especialmente no trecho localizado nas proximidades do Colégio Dom Expedito, onde também funciona uma creche.
De acordo com relatos da cidadã Lenny Fernandes, o problema do acúmulo constante de lixo em via pública é recorrente e varia de intensidade ao longo dos dias. “Tem dia que está mais, hoje até está menos, mas logo ali pra baixo também sempre fica lixo”, relatou.
Na tentativa de amenizar a situação, um tambor chegou a ser improvisado como ponto de descarte, mas, segundo os moradores, ele acabou sendo retirado pelo serviço de coleta. Anteriormente, havia também uma lixeira instalada na creche, que foi removida por decisão da direção da unidade.
Segundo ela, a retirada da lixeira da creche ocorreu após o descarte irregular de carne em decomposição no local, provocando mau cheiro e riscos à saúde.
“É justamente por onde passam alunos, professoras e as mães. Fica cheio, completo de lixo, de toda qualidade. Tem até cocô de cachorro”, relatou a moradora indignada.
Além do mau cheiro, o acúmulo de lixo gera risco à saúde pública, atrai insetos e compromete a imagem do local, que é uma área frequentada diariamente por crianças e profissionais da educação.
Diante da situação, os moradores pedem com urgência que a Prefeitura de Patos e a Secretaria de Infraestrutura realizem a instalação de contêineres apropriados para o descarte de lixo, além de reforçar a fiscalização e a educação ambiental na área.
Por Patos Online