O fornecimento de água potável por meio da Operação Carro-Pipa será interrompido temporariamente a partir desta segunda-feira, 01 de novembro, em 14 municípios da Paraíba. A pausa, anunciada pelo Exército Brasileiro – responsável pela coordenação da operação –, é necessária para a realização de um replanejamento logístico e deve durar até quarta-feira, 03 de novembro, quando a distribuição de água deve ser normalizada.
A principal justificativa para a suspensão é a atualização dos dados nos sistemas da operação. Este processo inclui a revisão da população atendida, a contratação de pipeiros suplentes para otimizar os custos das carradas e a definição de novos pontos de abastecimento, visando uma distribuição mais eficiente e equitativa.
Em Campina Grande, um dos municípios afetados, a situação é considerada estável. De acordo com Maxsuell Vasconcelos, da Defesa Civil municipal, as 64 localidades que dependem do abastecimento emergencial possuem reservatórios com capacidade para suprir a demanda por até 15 dias, graças à água distribuída até a última sexta-feira, 28 de novembro. "Até quarta-feira no máximo esse replanejamento estará concluído. Não precisamos nos preocupar", afirmou Vasconcelos, buscando tranquilizar a população.
A Operação Carro-Pipa (OCP) atua em municípios do Semiárido e é coordenada pelo Exército Brasileiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Para serem atendidas, as cidades precisam decretar situação de emergência ou calamidade pública, obter o reconhecimento federal e, em seguida, acionar o serviço através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Os municípios paraibanos afetados pela suspensão temporária são:
Patosonline.com
Com g1 PB