O presidente da Colônia de Pescadores Z-40 de Patos, Itamar Targino, informou que a entidade enviou, com urgência, um ofício ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) solicitando autorização para o resgate dos peixes que estão morrendo na Barragem da Farinha, em Patos.
Segundo Itamar, mesmo diante da situação crítica e das constantes denúncias da população sobre a morte de peixes no local, a Colônia não pode agir sem a devida permissão do órgão fiscalizador, já que o período é de defeso, quando a captura do pescado é proibida por lei federal.
“Aliás, eu mandei um ofício ainda agora para o Ibama, que é um órgão fiscalizador competente, para que ele desse uma decisão. Como estamos no período do defeso, a captura do peixe está proibida. A gente não pode infringir a lei, mesmo vendo a situação dos peixes morrendo”, explicou o presidente.
Itamar reforçou que a Colônia aguarda uma resposta urgente do IBAMA para iniciar o trabalho de retirada dos peixes e transferência para açudes da região que ainda possuem boa quantidade de água.
“Pedi com urgência para que eles mandassem uma decisão. Dependendo do que eles determinarem, vamos montar uma equipe e retirar os peixes para soltá-los em açudes com mais água, como o Jatobá e a Capoeira, que são profundos e têm maior capacidade de suporte”, afirmou.
O presidente também destacou que a autorização é essencial para evitar eventuais penalidades futuras: “A gente precisa dessa permissão para que não haja represálias. Infelizmente, é assim que se trabalha.”
Loading...