O Grêmio foi castigado pela "lei do ex" na noite desta terça-feira (2). Com dois gols de Soteldo, o Imortal perdeu para o Fluminense, por 2 a 1, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela penúltima rodada do Brasileirão.
A derrota faz o Grêmio estacionar nos 46 pontos e, em décimo lugar, praticamente dar adeus as chances de classificação para a CONMEBOL Libertadores de 2026.
Já garantido na principal competição sul-americana, o Fluminense chegou aos 61 pontos e subiu para o quinto lugar, entrando na zona de classificação à fase de grupos.
A partida igual na Arena do Grêmio até a "lei do ex" dar as caras aos 18 minutos. Serna cruzou rasteiro, Tiago Volpi não cortou e Soteldo completou. O bandeirinha assinalou impedimento do camisa 90 na hora do cruzamento, mas o VAR validou o gol.
Em busca do empate, o Grêmio esboçou uma pressão a partir dos 30 minutos e chegou até a balançar as redes de Fábio, mas o gol de André Henrique após cruzamento de Pavón foi anulado pelo auxiliar. O VAR confirmou impedimento do camisa 77.
O Grêmio viu a situação ficar mais difícil aos seis minutos do segundo tempo. Everaldo ajeitou de calcanhar e Lucho Acosta passou para Soteldo ampliar. A resposta gaúcha veio dois minutos depois. Willian cobrou escanteio e André Henrique cabeceou para o gol.
A partida ficou aberta e o Grêmio só não empatou na finalização de Jardiel porque a bola explodiu na trave. Já nos acréscimos, Fábio fez grande defesa na cabeçada de Gustavo Martins.
Grêmio: 10º colocado, com 46 pontos
Fluminense: 5º colocado, com 61 pontos
Sport (F): 07/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (C): 07/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (F): 11/12, 20h (de Brasília) - Copa do Brasil
Vasco (C): 14/12, 20h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Fonte: ESPN