Locais Falta de água
Moradores do Mutirão e Alto da Tubiba reclamam de falta de água nos últimos dias, em Patos
Famílias com crianças, idosos e pessoas doentes relatam situação crítica; Cagepa atribui problema a reparo no sistema Coremas/Sabugi
03/12/2025 12h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Moradores dos bairros Novo Conquista (Mutirão) e Alto da Tubiba, em Patos, vêm enfrentando dias consecutivos de falta de água e relataram a situação ao Patos Online nesta quarta-feira (3). Em alguns pontos, o desabastecimento já chega a seis dias, o que tem agravado ainda mais a rotina das famílias.

Na Rua Aparecida, no Mutirão, uma moradora relatou que desde a última sexta-feira não cai “um pingo de água” nas torneiras. Segundo ela, normalmente o racionamento ocorre apenas dois dias na semana, mas a atual situação ultrapassou esse prazo sem qualquer comunicado. A rua abriga diversas mães com crianças de colo e uma idosa em estado de saúde delicado, que, segundo o relato, já não consegue nem cozinhar devido à falta d’água.

Outra denúncia veio da Rua Rosa Maria Sales, também no Mutirão. Uma mãe informou que está há três dias sem água em casa e tem dois filhos autistas, além de vizinhos idosos e doentes. “Não tem um pingo de água”, desabafou.

A situação também é a mesma no Alto da Tubiba. Moradores da Rua Severino Alves informaram que o bairro inteiro está sem água desde o sábado, dia 29. Conforme os relatos, o racionamento costuma ocorrer às terças e sextas-feiras, mas a suspensão irregular do abastecimento vem se repetindo de forma contínua, tornando o cenário “insustentável”.

Procurado pelo Patos Online, o assessor de comunicação da Cagepa Regional das Espinharas, Juracy Barbalho, informou que a falta de água seria reflexo de uma parada no sistema adutor Coremas/Sabugi, causada por um rompimento entre os municípios de São Bentinho e Condado. Segundo a companhia, os reparos já foram realizados nesta terça-feira (2).

No entanto, até o momento, não foi informado um prazo exato para a normalização total do abastecimento nos bairros afetados.

Por Patos Online