O Santos está mais vivo do que nunca na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. E nesta quarta-feira (3), em Caxias do Sul, o Peixe contou com a estrela de Neymar para vencer o Juventude por 3 a 0 e se distanciar do Z4 a uma rodada do fim da disputa.
O camisa 10 alvinegro anotou três gols - todos em um intervalo de 17 minutos no segundo tempo - para decretar o triunfo do time da Baixada Santista, que agora está a dois pontos do Vitória, que abre a zona da degola.
Neymar não anotava um hat-trick na carreira desde abril de 2022, quando estufou as redes três vezes contra o Clermont.
Agora, o Santos terá uma "final" em casa contra o Cruzeiro na última rodada, na Vila Belmiro, e precisa vencer para não ter qualquer chance de queda neste Brasileirão.
O Ju, por sua vez, já tinha o seu rebaixamento definido e sofreu o quarto tropeço em seguido nas últimas rodadas.
O duelo teve um primeiro tempo "nervoso" na Serra Gaúcha. E que começou com o Santos melhor.
Logo aos 4 minutos, Guilherme recebeu de Neymar e finalizou, parando em defesa de Jandrei para o Jaconero.
Os donos da casa cresceram na partida após a pressão santista e abriram o placar aos 27, com Gabriel Taliari. Mas para alívio do Alvinegro Praiano, o VAR assinalou impedimento no lance e anulou o gol.
Na volta do intervalo, o Santos retomou o domínio da partida e definiu o placar graças à estrela de Neymar.
Aos 11, o camisa 10 puxou contra-ataque, e tocou para Guilherme, que devolveu e o astro bateu rasteiro para fazer 1 a 0. A bola ainda bateu na defesa antes de morrer no fundo das redes.
Menos de 10 minutos depois, Neymar voltou a estufar as redes para ampliar. Igor Vinícius cruzou para o astro, que bateu rasteiro para superar Jandrei novamente.
Neymar fechou o placar de pênalti, após o árbitro marcar falta em cima de Lautaro Díaz dentro da área. Na cobrança, o camisa 10 converteu e chegou ao hat-trick.
Juventude: 19° colocado, com 34 pontos
Santos: 14° colocado, com 44 pontos
Corinthians (F): 07/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Cruzeiro (C): 07/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN