Moradores de vários bairros de Patos voltaram a enfrentar sérios transtornos com a falta de água nos últimos dias. As reclamações chegaram ao Patos Online por meio de áudios, mensagens e vídeos enviados por populares que relatam dificuldades para realizar atividades básicas, como higiene pessoal, preparo de alimentos e cuidados com crianças.
Um dos relatos vem do bairro Itatiunga, onde o morador José Valério, da Rua Abdias Guedes Cavalcanti, afirma estar há quatro dias sem nenhum pingo d’água nas torneiras:
“Já faz cerca de quatro dias sem nenhum pingo d’água. A situação aqui está gravíssima. As caixas d’água são muito pequenas e não suportam tantos dias sem abastecimento”, disse.
Outra moradora, do bairro Multirão, fez um apelo, afirmando não ter água nem para dar banho no filho:
“Pelo amor de Deus, fala com esse gerente da Cagepa. Não chegou uma gota d’água aqui ainda. Meu menino está sem tomar banho e eu não tenho condição de ficar comprando água mineral”, desabafou.
Além do Itatiunga, também há registros de desabastecimento nos bairros Multirão, Alto da Tubiba, Monte Castelo, Jatobá, Vila Cavalcanti, Salgadinho, Bivar Olinto, Liberdade, entre outros. Em várias localidades, moradores relatam que o problema se arrasta há dias, sem aviso prévio e sem previsão clara de normalização.
Procurado pelo Patos Online, o assessor de comunicação da Cagepa Regional das Espinharas, Juracy Barbalho, informou que o problema é reflexo de dois rompimentos consecutivos na adutora Coremas-Sabugi, sendo o mais recente ocorrido na terça-feira (3), com a conclusão dos reparos por volta das 4h da manhã desta quarta-feira (4).
“Além de dois rompimentos seguidos na adutora, também é importante lembrar que o sistema funciona dentro de um cronograma de rodízio, sem compensação pelos dias parados. Neste momento, os reservatórios já estão em recuperação”, explicou.
Mesmo com a conclusão dos reparos, a população segue esperando a regularização total do abastecimento, especialmente nos bairros mais afetados, onde a falta de água tem gerado transtornos, preocupação e revolta.
Por Patos Online