Em uma partida com emoção e polêmica até o fim, Cruzeiro e Botafogo ficaram no empate por 2 a 2, na noite desta quinta-feira (4), no Mineirão, no encerramento da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro chegou a abrir 2 a 0, mas diminuiu o ritmo e permitiu a reação do Botafogo. O empate dos cariocas veio nos acréscimos do 2º tempo, com Alex Telles convertendo pênalti marcado por Anderson Daronco após chamado do VAR.
Invicto há 11 jogos, o Cruzeiro chegou aos 70 pontos e garantiu o terceiro lugar. De quebra, esse resultado sacramentou o Palmeiras como vice-campeão brasileiro. Na sétima colocação, com 60 pontos, o Botafogo ainda está na briga por uma vaga na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores.
O primeiro tempo foi movimentado no Mineirão. O Botafogo começou surpreendendo e acertou a trave com Barreta após falha de Fabrício Bruno. No rebote, Arthur Cabral mandou por cima. A resposta do Cruzeiro foi letal. Aos 14 minutos, Kaio Jorge errou o domínio na área, mas Sinisterra corrigiu e cruzou na cabeça de Christian, que não desperdiçou.
E o segundo gol celeste quase saiu na sequência. Matheus Pereira cobrou falta, Villalba cabeceou e Marçal salvou quase em cima da linha. No rebote, Kaiki Bruno chutou por cima. O Botafogo cresceu na reta final do primeiro tempo e só não empatou porque Cássio defendeu os chutes de Cuiabano e Artur.
A partida continuou lá e cá depois do intervalo. Aos seis minutos, Matheus Pereira aproveitou rebote de Raul no chute cruzado de Kaio Jorge e ampliou para o Cruzeiro. O Botafogo reagiu e diminuiu aos 12, na cabeçada de Marçal após cruzamento de David Ricardo.
O torcedor celeste ficou preocupado quando Kaio Jorge caiu no gramado após disputa na lateral e pediu substituição. Arroyo entrou no lugar do artilheiro. A apreensão só não aumentou na sequência porque Cássio fez grande defesa na finalização de Arthur Cabral.
Em busca do empate, o Botafogo dava espaços para os contra-ataques do Cruzeiro. Foi assim que Eduardo exigiu boa defesa de Raul. Até que, aos 45 minutos, Marçal caiu na área após dividida com Kaiki Bruno. Anderson Daronco mandou o lance seguir, mas assinalou pênalti ao ser chamado pelo VAR. Alex Telles deslocou Cássio e deixou tudo igual.
E tinha tempo para mais polêmica. No último lance, David Ricardo acertou a cabeça de Eduardo ao fazer o corte e foi expulso após Anderson Daronco ver o lance no VAR.
Cruzeiro: 3º colocado, com 70 pontos
Botafogo: 7º colocado, com 60 pontos
Santos (F): 07/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C): 10/12, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Corinthians (F): 14/12, 18h (de Brasília) - Copa do Brasil
Fortaleza (C): 07/12, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN