Locais Esclarecimento
Cagepa esclarece vazamento em estação elevatória no bairro Bivar Olinto, em Patos, e suspeita de ação externa na tubulação
Segundo a gerência regional, suspeita é de ação externa que deslocou tubulação; equipe de manutenção foi enviada ao local
09/12/2025 12h49 Atualizada há 1 dia
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução

Após a repercussão de denúncias sobre um grave vazamento de água em uma estação elevatória no bairro Bivar Olinto, em Patos, a Cagepa Regional das Espinharas se pronunciou oficialmente para esclarecer a situação. O caso foi registrado na manhã desta terça-feira (9), após moradores relatarem desperdício de água enquanto diversas residências da área estavam sem abastecimento.

De acordo com o gerente regional da Cagepa, Jônatas Raulino, uma equipe de manutenção foi imediatamente deslocada ao local para apuração do problema. Segundo ele, a suspeita inicial é de que alguém tenha invadido a área e deslocado a tubulação que alimenta a elevatória responsável pelo abastecimento do Conjunto Itatiunga, o que teria provocado o vazamento.

“Estamos averiguando, mas tudo indica que houve uma interferência externa na tubulação que alimenta a elevatória”, informou o gerente.

A denúncia apontava que a água teria ficado derramando durante toda a noite, chegando a alagar a Unidade de Saúde José de Oliveira Pio, além de causar indignação nos moradores, que relataram falta total de água nas torneiras por vários dias.

Segundo a Cagepa, após a identificação da falha, os técnicos iniciaram os procedimentos necessários para corrigir o problema e restabelecer a normalidade do sistema, evitando novos desperdícios e prejuízos à população. O gerente também destacou que lixo descartado irregularmente no local, acabaram provocando o barramento da água, o que levou ao alagamento na unidade de saúde. 

A companhia reforçou ainda que situações como essa podem ocorrer por ações externas à estrutura do sistema, e orientou que qualquer irregularidade seja comunicada imediatamente pelos canais oficiais para agilizar o atendimento.

Por Patos Online