O suplente de vereador Héber Tiburtino tomará posse do mandato na sessão ordinária desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Patos. A ascensão à vaga ocorre após a retotalização dos votos das eleições de 2024, realizada na manhã desta terça-feira, na sede do Cartório Eleitoral da 28ª Zona, em Patos.
Héber herdou a vaga de Josmá Oliveira, cassado pela Justiça Eleitoral após o MDB ter os votos da eleição de 2024 anulados em razão de fraude à cota de gênero. O novo parlamentar foi diplomado como vereador ainda na manhã desta terça-feira pela juíza eleitoral da 28ª Zona, Vanessa Moura Pereira de Cavalcanti.
A recontagem dos votos assegurou a vitória de Héber Tiburtino, que recebeu 890 votos nas eleições do ano passado, sendo eleito pela primeira sobra do Progressistas, partido que obteve 4.808 votos e alcançou uma média de 2.404 votos. O PP já havia eleito Maikon Minervino (956 votos) pelo quociente partidário e, com a nova configuração, passa a contar com dois representantes na Câmara Municipal de Patos.
Com a chegada de Héber Tiburtino ao mandato de vereador, a ordem de suplência do Progressistas também sofreu alterações. Juarez do Bastião, que obteve 606 votos, passa a ocupar a primeira suplência, enquanto o ex-vereador Ramon de Chica Pantera fica na segunda suplência da legenda.