Esportes Medalhistas
Atletas de Patos brilham e conquistam medalhas na Copa Norte–Nordeste de Kickboxing 2025, em Fortaleza
Equipe do programa de extensão da UEPB se destaca na competição regional e reforça o esporte como ferramenta de inclusão social
16/12/2025 19h30 Atualizada há 21 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Divulgação

Atletas do Programa de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VII, em Patos, alcançaram resultados expressivos na Copa Norte–Nordeste de Kickboxing 2025, realizada na cidade de Fortaleza (CE). A participação garantiu lugar no pódio e levou o nome da universidade e do município de Patos ao cenário regional da modalidade.

O projeto, intitulado “Utilização de lutas como instrumento de inclusão social”, é coordenado pelo professor Odilon Avelino e reúne atletas filiados à Confederação Brasileira de Kickboxing, por meio da associação Fight Club-PB, liderada pelo professor faixa preta Caio César Tavares.

Mesmo diante de dificuldades estruturais e da ausência de apoio do poder público municipal, os atletas demonstraram alto nível técnico, disciplina e dedicação, conquistando três medalhas na competição:

Além do desempenho esportivo, o projeto reforça o kickboxing como uma importante ferramenta de transformação social. A prática contribui não apenas para o desenvolvimento físico — melhorando condicionamento, força, agilidade e saúde cardiovascular — mas também para aspectos mentais, como autocontrole, disciplina, foco e redução do estresse.

No campo social, a iniciativa tem papel fundamental na inclusão, formação cidadã e fortalecimento de vínculos, especialmente entre jovens que encontram no esporte e na universidade pública uma oportunidade concreta de crescimento pessoal e social.

Mesmo contando apenas com o apoio de amigos e do esforço individual dos envolvidos, o projeto segue transformando realidades e evidenciando a importância da universidade pública na promoção do esporte, da saúde e da inclusão.

Como próximo desafio, os atletas Rafaela Bernardo e Rafael Mota irão representar o estado da Paraíba em abril de 2026, no evento profissional de kickboxing PRIME, abrindo uma nova e importante oportunidade para o avanço da carreira esportiva.

Por Patos Online
Com informações da Assessoria