Uma moradora do bairro São Sebastião, em Patos, procurou a Central de Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência após encontrar seu gato de estimação morto, com indícios de envenenamento, na noite da última segunda-feira (15). De acordo com a noticiante, Ângela, o animal, identificado pelo nome Ariel, era criado em sua residência, localizada na Rua Francisco Joca.
Segundo o relato, por volta das 22h do dia 15, o gato foi encontrado já sem vida a cerca de 50 metros da casa, caído em uma calçada. Ao se aproximar, a tutora percebeu que o animal apresentava sangramento pela boca, levantando a suspeita de que ele tenha sido envenenado.
A moradora informou que não possui suspeita de autoria, mas destacou a preocupação, uma vez que, segundo a noticiante, outros três gatos já morreram na mesma rua, apresentando os mesmos sinais, como inchaço e sangramento pela boca.
Em contato com o Patos Online, a moradora reforçou a denúncia e afirmou que os outros três felinos mortos eram de rua, todos com suspeita de envenenamento.
Vale destacar que o envenenamento de animais é crime no Brasil, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98, Art. 32), com penas que variam de detenção a reclusão, multa e proibição de guarda, especialmente para cães e gatos, podendo chegar a 5 anos de prisão, além de sanções civis e aumento de pena se houver morte do animal, com possibilidade de denúncia em delegacias e órgãos ambientais.
Por Patos Online