Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Militar da Paraíba, por meio do CPR II e do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), em atuação integrada com a Polícia Civil, deflagrou a Operação Integrada Natal Seguro no município de Santa Luzia, no Sertão paraibano.
A operação teve como principal objetivo intensificar as ações preventivas e repressivas durante o período das festividades de fim de ano, quando há maior circulação de pessoas e aumento da demanda por segurança pública.
De acordo com as forças de segurança, a operação foi planejada com base em levantamentos estratégicos, análise de dados operacionais e informações de inteligência, o que possibilitou o direcionamento das equipes para pontos sensíveis previamente mapeados no município.
Durante as ações, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, além da realização de abordagens, fiscalizações e intervenções pontuais. No decorrer da operação, também houve a apreensão de aparelhos celulares, que serão submetidos aos procedimentos legais e periciais cabíveis.
O comandante do 3º BPM ressaltou que a Operação Integrada Natal Seguro demonstra a importância da integração entre as instituições de segurança, destacando que o trabalho conjunto é fundamental para a preservação da ordem pública e o fortalecimento da segurança na região, ampliando a efetividade das ações e a presença do Estado junto à população.
Já a Polícia Civil destacou que a ação marca a 3ª grande operação deflagrada pela Delegacia Municipal de Santa Luzia em ação integrada com a Polícia Militar no ano de 2025. Em abril, foi executada a Operação Asfixia, que resultou na prisão de indivíduos de alta periculosidade e na elucidação de crimes graves, como homicídios relacionados à disputa entre facções. Já em outubro, a Delegacia desencadeou a Operação Proteção, também com o cumprimento de mandados judiciais e a coleta de elementos fundamentais para o enfretamento da criminalidade organizada.
A Delegacia Municipal de Santa Luzia destaca, ainda, que alcançou 100% de elucidação dos homicídios registrados no ano de 2025, resultado direto do trabalho investigativo desempenhado pela unidade policial e das ações integradas com a Polícia Militar, demonstrando a eficácia das operações realizadas e o compromisso permanente com a redução da violência no município.
As ações devem continuar ao longo do período natalino e de fim de ano em outros municípios da área de atuação do batalhão.
Por Patos Online
Com informações do 3º BPM e 15ª DSPC