Uma moradora do bairro Santa Clara, em Patos, Sertão da Paraíba, relatou ao Patos Online neste sábado (20) a grave falta de água que já se arrasta há cerca de 25 dias. Segundo relatos, o abastecimento ocorre de forma extremamente irregular, chegando, quando acontece, apenas uma vez por semana e, na maioria das vezes, durante a madrugada.
De acordo com a cidadã, a água chega com baixa pressão, apenas por torneiras mais baixas, sem força suficiente para abastecer caixas d’água ou torneiras em níveis mais altos das residências. A situação obriga muitas famílias a acordarem durante a noite para tentar armazenar o pouco volume disponível.
O bairro é composto, em sua maioria, por famílias com crianças, idosos e gestantes, que estão sendo diretamente afetados pela escassez. A falta de água tem dificultado atividades básicas como higiene pessoal, limpeza das casas e preparo de alimentos, comprometendo a saúde e a dignidade da população.
Diante do cenário, os moradores pedem a atenção das autoridades competentes e cobram providências urgentes para a regularização do abastecimento.
Procurado pelo Patos Online, o assessor de comunicação da Cagepa Regional das Espinharas, Juracy Barbalho, informou apenas que o problema seria reflexo de uma parada no abastecimento ocorrida nesta sexta-feira (19), no sistema adutor Coremas/Sabugi, em decorrência de um rompimento na adutora entre os municípios de São Bentinho e Condado.
Segundo ele, a normalização do fornecimento “demora para acontecer em todos os pontos da cidade”.
Por Patos Online