Locais Certificação
Parceria entre Juventude, Educação e ONG certifica alunos do EJA e concluintes de curso de barbearia em Patos
Durante a solenidade, o evento reuniu dois momentos importantes em um só: além da entrega dos certificados aos 20 concluintes do curso de barbearia, também foram entregues os diplomas de conclusão aos demais alunos do EJA.
22/12/2025 21h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Secom - Prefeitura de Patos
Foto: Divulgação

Uma noite marcada por conquistas, inclusão e novas oportunidades. O município de Patos, no Sertão da Paraíba, celebrou na última sexta-feira (19), no auditório do NDI, a certificação de 20 alunos do curso de barbearia, realizado ao longo de cinco meses, por meio de uma parceria entre a ONG Abenal, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Executiva de Juventude.

Durante a solenidade, o evento reuniu dois momentos importantes em um só: além da entrega dos certificados aos 20 concluintes do curso de barbearia, também foram entregues os diplomas de conclusão aos demais alunos do EJA, ampliando o alcance social da ação e reforçando o compromisso do município com a educação e a inclusão.

O secretário executivo de Juventude, Ulisses Neto, destacou que o projeto foca diretamente no cuidado com as pessoas. Segundo ele, a ação faz parte do projeto Juventude Empreendedora, que ofertou vagas para alunos do EJA com o objetivo de capacitá-los para o mercado de trabalho.

O vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, ressaltou a importância da iniciativa para o crescimento da cidade e para a formação de novos profissionais. “Patos é uma cidade que cresce cada vez mais, e cursos dessa natureza são fundamentais para preparar pessoas para o mercado de trabalho. Essa parceria entre a ONG Abenal, a Secretaria de Educação e a Secretaria Executiva de Juventude é muito importante e deve ser fortalecida”, afirmou.

Entre os concluintes, o sentimento era de gratidão e esperança. O aluno Inácio Justino destacou que o curso abriu novas perspectivas profissionais. “O curso de barbearia foi um caminho que surgiu para eu poder empreender e entrar no mercado de trabalho. Hoje penso em abrir uma barbearia junto com meu irmão, crescer juntos e construir nosso próprio negócio”, relatou.

O irmão de Inácio, Pedro Henrique Justino, também concluiu o curso e reforçou a importância da oportunidade. “Foi uma experiência muito boa. O curso foi acolhedor, o professor teve muita paciência e nos ensinou bastante. Eu e meu irmão pensamos em abrir uma barbearia juntos e prosperar. Só tenho a agradecer à ONG Abenal por ter proporcionado esse momento para nós”, disse.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, a exemplo do vereador Jonatas Kaiky, da secretária de Educação Adriana Carneiro, da coordenadora do EJA/PB Ednalva Figueiredo, formandos, representantes da educação, da ONG Abenal e lideranças comunitárias, reforçando o papel das parcerias institucionais na construção de políticas públicas voltadas para a formação cidadã, geração de renda e fortalecimento da educação em Patos.

Por Secom - Prefeitura de Patos