A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, nesta terça-feira (23/12), a Operação Parabellum no Sertão paraibano. A ação é conduzida pela Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) de Patos, vinculada à 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (15ª DSPC), e tem por objetivo desarticular uma organização criminosa voltada à prática de homicídios, tráfico de drogas e lavagem de capitais.
Ao todo, foram expedidos 31 mandados de prisão preventiva, configurando a maior operação da história da DHE de Patos. A ofensiva mobiliza 90 policiais civis das 2ª, 3ª e 4ª Superintendências, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO). As diligências se concentram nos municípios de Passagem, Cacimbas, Areia de Baraúnas e Patos.
Até o momento, 18 mandados de prisão preventiva foram cumpridos. Desse total, 10 alvos já se encontravam presos em decorrência de investigações conduzidas ao longo de 2025 pela própria DHE — entre eles, os supostos líderes da organização criminosa. Outros 8 mandados foram efetivados na data de hoje, ampliando o cerco aos integrantes do grupo.
A Operação Parabellum reforça a estratégia de enfrentamento qualificado à criminalidade violenta no Sertão, com foco na responsabilização de envolvidos em crimes letais e no estrangulamento das estruturas financeiras do grupo. A Polícia Civil mantém atuação integrada, técnica e contínua para garantir a segurança da população e o avanço das investigações.
Mais informações em breve.
Patosonline.com
Com informações da DHE