Gerais Envenenamento
Moradora denuncia envenenamento recorrente de cães em Vista Serrana
Animais foram encontrados mortos na manhã desta quinta-feira (25); caso se repete há cerca de seis meses e gera revolta na população
26/12/2025 08h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução

Uma moradora do município de Vista Serrana, no Sertão da Paraíba, denunciou uma série de matanças de cães de rua por envenenamento, situação que, segundo relatos, vem ocorrendo há aproximadamente seis meses em diferentes pontos da cidade. Na manhã desta quinta-feira (25), cerca de oito cães foram encontrados mortos.

De acordo com o relato de uma moradora, que também atua como cuidadora dos animais, os casos seguem um padrão recorrente: o(s) indivíduo(s) envenena(m) um grupo de cães, interrompe(m) a prática por alguns dias e, em seguida, volta(m) a agir. Além dos animais já mortos, outros foram encontrados agonizando, sem tempo hábil para qualquer tipo de socorro, devido à ação rápida e letal do veneno utilizado.

A denunciante relata ainda o cansaço físico e emocional das pessoas que cuidam dos cães abandonados, muitas vezes utilizando recursos próprios para alimentá-los. “A gente tira da nossa boca para alimentar os bichinhos e, em troca, encontra eles mortos. É uma situação insuportável”, desabafou.

Segundo os cuidadores, há a suspeita de que os crimes sejam cometidos por pessoas incomodadas com o cuidado oferecido aos animais de rua. A moradora reforça que alimentar animais não é crime, ao contrário do envenenamento e maus-tratos, que são previstos em lei.

Ela faz um apelo por investigação, ressaltando que o abandono e a morte de animais configuram crime ambiental, com penas que podem incluir prisão, conforme a legislação brasileira. “Os animais têm vida, sentimentos e direitos. Quem faz isso precisa ser identificado e punido”, afirmou.

Por Patos Online