O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, registrou 467 atendimentos durante os plantões do período natalino, entre as 18h da quarta-feira (24) e a meia-noite do domingo (28). No mesmo intervalo, foram realizadas 37 cirurgias, sendo 22 de urgência e 15 eletivas, além da internação de 78 pacientes para observação e cuidados posteriores.
Entre os atendimentos da Urgência e Emergência, 30 foram de vítimas de sinistros de trânsito, com predominância de acidentes envolvendo motocicletas. Do total, 25 casos envolveram motos, três automóveis e dois atropelamentos. A maioria dos pacientes era residente de Patos, além de moradores de municípios da região, como Santa Luzia, Cacimba de Areia, Malta, Olho D’água, Quixaba, Teixeira e Vista Serrana.
No campo cirúrgico, as intervenções ortopédicas lideraram o número de procedimentos, com 18 cirurgias realizadas. Em seguida, aparecem as cirurgias gerais (11), vasculares (cinco), urológicas (duas) e uma cirurgia oncológica. Já na urgência clínica, as principais causas de atendimento foram quedas (67 registros), queixas de dores (66) e dispneia (26), além de 13 casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e seis de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, mesmo com a alta demanda, a unidade manteve a assistência de forma segura e organizada. Segundo ele, o planejamento prévio e o reforço das equipes foram fundamentais para garantir um atendimento tranquilo à população. “Somos um hospital de portas abertas e estamos sempre preparados para atender, inclusive em períodos de maior procura, como os feriados”, destacou.