A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), vinculada à 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC) e à Unintepol, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, cumpriu nesta terça-feira (30) um mandado de prisão preventiva contra uma mulher de 23 anos, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A prisão integra a Operação Parabellum, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação no Sertão da Paraíba, envolvida em crimes de homicídio, tráfico de drogas e lavagem de capitais. De acordo com as investigações, a mulher presa fazia parte do núcleo financeiro do grupo, responsável pela movimentação e ocultação de recursos ilícitos.
Ainda segundo a Polícia Civil, o companheiro da investigada, já preso em uma operação realizada em janeiro de 2025, era apontado como um dos líderes do tráfico de drogas no município de Areia de Baraúnas, no interior paraibano.
Com essa nova prisão, a Operação Parabellum chega à marca de 21 pessoas presas em apenas uma semana desde sua deflagração, sendo esta a terceira captura realizada fora do estado da Paraíba, evidenciando a ramificação interestadual da organização criminosa.
Deflagrada no último dia 23 de dezembro, a Operação Parabellum é considerada a maior já realizada pela Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos. A ofensiva mobilizou cerca de 90 policiais civis, das 2ª, 3ª e 4ª Superintendências Regionais, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO).
As diligências ocorreram nos municípios de Passagem, Cacimbas, Areia de Baraúnas e Patos, além de desdobramentos em outros estados. Na quarta-feira (24), dois mandados de prisão preventiva já haviam sido cumpridos em Duque de Caxias (RJ), ampliando o alcance da investigação.
Ao todo, a Justiça expediu 31 mandados de prisão preventiva contra integrantes do grupo criminoso. A Polícia Civil informou que as investigações continuam e que as equipes seguem em diligências para localizar e prender todos os alvos restantes da operação.
Por Patos Online