A tarde deste domingo (11) promete fortes emoções para o futebol patoense. Nacional e Esporte se enfrentam em um clássico amistoso, marcado para as 16h, no Estádio Municipal José Cavalcanti, na reta final de preparação das equipes para o Campeonato Paraibano 2026.
Mesmo em caráter amistoso, o confronto desperta grande expectativa entre os torcedores, já que antecede o clássico oficial do estadual, programado para o dia 29 de janeiro, pela quarta rodada da competição. A tendência é de bom público no JC, impulsionado pela tradicional rivalidade entre as duas equipes.
Para facilitar o acesso do torcedor, a organização definiu nove pontos físicos de venda de ingressos, distribuídos pelos bairros Centro, Belo Horizonte e Jatobá. Todos os bilhetes estão sendo comercializados com valor único de meia-entrada, ao preço de R$ 20,00.
Pontos de venda:
Além das vendas presenciais, os ingressos também estão disponíveis on-line, por meio da plataforma Ache Tickets.
A renda arrecadada com o amistoso será dividida entre os dois clubes. O jogo é tratado internamente como um teste importante para as comissões técnicas, que ajustam os últimos detalhes antes do início do estadual.
O confronto deste domingo marca o 102º encontro entre Nacional e Esporte em partidas oficiais, segundo levantamento do Patos Online, com base em dados do Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística (INPPE), em conjunto com os portais golaberto.com.br e acervodigitaldofutebolparaibano.blogspot.com.
No retrospecto geral do Clássico do Sertão, são:
Ao todo, foram 99 partidas oficiais, considerando confrontos desde 1965, ano em que as duas equipes passaram a integrar a elite do futebol paraibano, além de dois duelos pela Segunda Divisão de 2015.
O Nacional marcou 143 gols, enquanto o Esporte balançou as redes 95 vezes. A maior goleada do Verdão foi um 7 a 1, em 1976, enquanto a maior vitória do Patinho no clássico foi um 4 a 1, em 19 de junho de 1985.
O último confronto entre as equipes ocorreu no Campeonato Paraibano de 2025, quando o jogo terminou empatado em 2 a 2. Caíque e Bruno Eduardo marcaram para o Nacional, enquanto Gustavo e Pedrinho anotaram os gols do Esporte.
O Verdão Maravilha defende uma invencibilidade de cerca de 15 anos diante do rival. A última derrota do Nacional para o Esporte aconteceu em 10 de abril de 2011, pela 14ª rodada do Paraibano, quando o Patinho venceu por 1 a 0. Já a última vitória nacionalina no clássico foi em 2019, por 3 a 1, também pelo estadual.
Vale destacar que os números não incluem partidas amistosas, já que não há registros oficiais desses confrontos, ficando restritos à memória de torcedores e profissionais mais antigos.
Por Felipe Vilar - Patos Online