Esportes Amistoso
Nacional vence Esporte em clássico amistoso marcado por pênaltis e confusão no JC
Duelo preparatório para o Paraibano terminou 1 a 0 para o Verdão, com gol do atacante Pingo.
11/01/2026 19h30 Atualizada há 3 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Marcelo Leandro/@_marceloleandro.foto

O Nacional de Patos levou a melhor no clássico amistoso diante do Esporte de Patos, disputado no Estádio José Cavalcanti, em jogo preparatório para o Campeonato Paraibano 2026. Em uma partida intensa e com clima de rivalidade, o Verdão Maravilha venceu por 1 a 0, com gol de Pingo, em cobrança de pênalti, mantendo uma invencibilidade de cerca de 15 anos diante do rival.

Primeiro tempo equilibrado

A etapa inicial foi bastante movimentada, com as duas equipes buscando o ataque desde os primeiros minutos. Logo no início, o goleiro Yslan evitou o gol do Esporte ao defender um chute de Gustavo. O Nacional tentou controlar a posse de bola, enquanto o Esporte apostou em marcação forte e contra-ataques rápidos.

Apesar de se tratar de um amistoso, o jogo teve disputas ríspidas e precisou de pausa para hidratação devido ao calor intenso. O placar permaneceu zerado até o intervalo.

Segundo tempo quente e decisivo

Na volta do intervalo, as equipes realizaram alterações e o Esporte passou a pressionar mais. Em uma das melhores chances, Gustavo finalizou e o zagueiro Tadeu, do Nacional, salvou em cima da linha.

O Verdão abriu o placar aos 8 minutos, após pênalti sofrido por Rogério, derrubado por Caio, do Esporte. Na cobrança, Pingo bateu com categoria e fez 1 a 0 para o Nacional.

Após o gol, o clima esquentou. Um integrante da comissão técnica do Esporte foi expulso, e o capitão Gustavo recebeu cartão amarelo. O Nacional promoveu várias substituições, mudando praticamente toda a equipe em campo.

O Esporte teve a grande chance de empatar também em cobrança de pênalti, aos 20 minutos, após falta cometida sobre Janyel. Mateus Guará foi para a cobrança, mas Guto, que entrou na segunda etapa no lugar de Yslan, brilhou e defendeu o chute.

Confusão no fim

Nos minutos finais, o jogo ficou truncado, com muitas faltas e reclamações. Uma confusão generalizada tomou conta do campo após um choque de cabeça entre zagueiros do Esporte, que resultou em corte em um dos atletas, e um lance de impedimento bastante contestado em um gol que seria o empate do alvirrubro. A Polícia Militar precisou intervir para conter os ânimos.

Apesar do desfecho conturbado, o amistoso cumpriu o papel de teste para as duas equipes antes da estreia no estadual.

Tabu no clássico

O confronto deste domingo marcou o 102º encontro entre Nacional e Esporte em partidas oficiais, segundo levantamento do Patos Online, com base em dados do Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística (INPPE), em conjunto com os portais golaberto.com.br e acervodigitaldofutebolparaibano.blogspot.com.

Com a vitória, o alviverde manteve um tabu que de cerca de 15 anos diante do alvirrubro. A última derrota do Nacional para o Esporte aconteceu em 10 de abril de 2011, pela 14ª rodada do Paraibano, quando o Patinho venceu por 1 a 0. 

No retrospecto geral do Clássico do Sertão, agora são:

Próximos desafios

O Nacional de Patos estreia no Campeonato Paraibano 2026 contra o Pombal, no próximo domingo, dia 18 de janeiro, no JC, às 17h. Já o Esporte de Patos inicia sua caminhada fora de casa, diante do Botafogo-PB, no sábado (17), também às 17h. 

As equipes voltam a se enfrentar no dia 29 de janeiro (quinta-feira), às 19h30, pela quarta rodada da competição.

Por Felipe Vilar - Patos Online