O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba, registrou um intenso movimento no setor de Urgência e Emergência durante o plantão do fim de semana, compreendido entre os dias 9 e 11, em Patos.
Ao todo, a unidade realizou 20 cirurgias e prestou atendimento a 247 pacientes. Na sexta-feira (9), foram contabilizados 86 atendimentos; no sábado (10), 82; e no domingo (11), mais 79 pessoas buscaram assistência médica no hospital. Do total de ocorrências, 18 atendimentos foram decorrentes de sinistros de trânsito.
Entre os procedimentos cirúrgicos realizados no período, 17 foram de urgência e três eletivos, distribuídos em sete cirurgias gerais, seis ortopédicas, quatro vasculares, duas oncológicas e uma urológica. Durante o plantão, 56 pacientes necessitaram de internação para observação e cuidados posteriores, conforme avaliação das equipes médicas.
Em relação aos acidentes de trânsito, a maioria envolveu motocicletas, com nove casos, além de um acidente com automóvel e outro com bicicleta. A maior parte das ocorrências foi registrada em Patos, com 10 atendimentos, mas o hospital também recebeu pacientes oriundos dos municípios de Cacimba de Areia, Catingueira, Alagoa Grande, Condado, Maturéia e São José do Bonfim.
Além dos sinistros de trânsito, a Urgência e Emergência do CHRDJC atendeu pacientes com dores diversas (31 casos), traumas (16), dispneia – falta de ar (10), nove casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), três crises convulsivas, dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), uma vítima de agressão física e um caso de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), entre outras demandas.