Regional Chuvas em 2026
Chuva acompanhada de rajadas de vento marca as primeiras precipitações do ano em municípios da região de Patos
No Sítio Serra Branca, em São Mamede, a chuva foi suficiente para provocar o escoamento de água pelas estradas vicinais e a interrupção no fornecimento de energia elétrica, em razão da ventania.
13/01/2026 06h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Chuva em propriedade na rural de São Mamede (Imagens cedidas: Gabriel Nóbrega)

As primeiras chuvas de 2026 foram registradas na tarde desta segunda-feira (12) em municípios da região de Patos, no Sertão da Paraíba. O maior volume foi observado em São Mamede, onde a precipitação ocorreu com boa intensidade e foi acompanhada por fortes rajadas de vento.

De acordo com informações repassadas ao Patos Online pelo morador Gabriel Nóbrega, no Sítio Serra Branca a chuva foi suficiente para provocar o escoamento de água pelas estradas vicinais e a interrupção no fornecimento de energia elétrica, em razão da ventania. Um pluviômetro instalado na localidade marcou cerca de 20 milímetros. Imagens enviadas por ele mostram a força do vento por volta das 15h37 (vídeo abaixo). 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

Além do Sítio Serra Branca, outras comunidades da zona rural de São Mamede, como os sítios Pelado, Cachoeirinha e Riacho do Tambor, também registraram boas chuvas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

Em Patos, a precipitação atingiu de forma irregular alguns bairros, principalmente nas zonas Sul e Leste da cidade. Antes da chuva, rajadas de vento também foram percebidas por moradores.

Outros municípios da região, a exemplo de São José de Espinharas, Quixaba e Santa Terezinha, também tiveram registros de precipitações.

Após dias de expectativa, a chegada da chuva foi celebrada com esperança pelos sertanejos, renovando a fé em dias melhores e trazendo alívio diante do cenário de estiagem.

Por Patos Online