O professor doutor em Meteorologia, Mário Leitão, disse ao jornalista Marcos Oliveira, da Rádio Espinharas FM, que já ocorreram mudanças em relação ao bloqueio atmosférico que evitava a ocorrência de chuvas no Sertão da Paraíba.
Segundo ele, as chuvas de pequena intensidade registradas nesta segunda-feira (12), em vários municípios do semiárido paraibano, representam um sinal positivo para a ocorrência de precipitações com maior frequência na região, gerando expectativa para novos eventos entre os dias 18 e 20 de janeiro, antecipando a previsão inicial, que era para por volta dos dias 23 e 24 deste mês.
“O bloqueio está enfraquecendo, e a perspectiva que antes era para os dias 23 e 25 já foi antecipada. Já há a possibilidade de chover em Patos entre os dias 18 e 20, e, a partir do dia 25, temos novamente probabilidade de chuvas, podendo ocorrer desde o dia 24 até os dias 27 ou 28 de janeiro”, explicou Mário Leitão.
Ele acrescentou que as precipitações podem voltar a acontecer de forma isolada em muitas cidades do interior da Paraíba e que, caso se confirmem as chuvas entre os dias 18 e 20 e a partir do dia 25 deste mês, isso será um forte sinal positivo para a ocorrência de novos eventos chuvosos no mês de fevereiro.
De acordo com Mário Leitão, a previsão é válida para todos os municípios das regiões de Patos, da Serra de Teixeira, do Vale do Piancó e de Pombal, incluindo alguns municípios do Rio Grande do Norte. Para os municípios mais próximos de Cajazeiras e Conceição, a previsão é de chuvas em menor escala. Ouça abaixo:
Loading...