Locais Falta de água
Cagepa emite comunicado sobre intermitência no abastecimento de água em Patos e cidades atendidas pelo Sistema Coremas/Sabugi
Problema atinge principalmente áreas mais elevadas e está relacionado a manutenções na adutora e aos baixos níveis dos reservatórios da região
13/01/2026 18h00 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou, em comunicado emitido na tarde desta terça-feira (13), que o abastecimento de água está apresentando intermitências pontuais, sobretudo em áreas mais elevadas, em todas as cidades atendidas pelo Sistema Adutor Coremas/Sabugi, incluindo Patos. Segundo a companhia, a situação ocorre em decorrência de manutenções corretivas realizadas na adutora nos dias 9, 10 e 11 de janeiro.

De acordo com a Cagepa, a previsão é que o abastecimento seja normalizado de forma gradativa nos próximos dias, à medida que o sistema retome sua plena operação.

Em nota complementar, a Companhia esclareceu que o cenário em Patos é agravado pelos baixos níveis de armazenamento hídrico em reservatórios da região. Atualmente, a Barragem de Capoeira opera com apenas 7,17% da capacidade (dados sem atualização desde novembro de 2025), enquanto o Açude do Jatobá está com 8,75%. Além disso, o colapso da Barragem da Farinha, que tem apenas 0,82%, fez com que o sistema de abastecimento passasse a depender, de forma predominante, da vazão proveniente da Adutora Coremas/Sabugi.

Diante desse contexto, a Cagepa afirmou que mantém esforços contínuos e ininterruptos para garantir a regularidade do fornecimento de água, adotando medidas operacionais e técnicas voltadas à otimização do sistema, com o objetivo de minimizar os impactos à população.

A Companhia reforçou ainda o compromisso com a transparência e com a prestação de serviços essenciais, colocando-se à disposição da população para novos esclarecimentos.

Por Patos Online