O professor e doutor em Meteorologia, Mário Leitão, atualizou a previsão pluviométrica em contato com o jornalista Marcos Oliveira, da Rádio Espinharas FM de Patos (97,9), e afirmou que o mês de janeiro pode registrar chuvas entre a normalidade e acima da média histórica, com acumulados entre 90 e 95 milímetros, na Capital do Sertão.
Segundo ele, o bloqueio atmosférico que impedia a ocorrência de chuvas na região de Patos e em outros municípios do Sertão do estado está sendo dissipado, o que indica a possibilidade de novas precipitações com maior regularidade ao longo do restante do mês, inclusive com chances de recarga em pequenos e médios açudes da região.
“A partir dos dias 17 e 18, esse bloqueio será realmente anulado, permitindo o desenvolvimento das nuvens e a ocorrência de chuvas. Além desses dias, até o fim do mês, podemos ter vários episódios de chuva na região de Patos e em cidades circunvizinhas. Em alguns casos, pode haver recuperação de água em açudes, barreiros e riachos. Na minha experiência, pode ocorrer a compensação de toda a chuva que deveria ter caído em janeiro, na média de 90 a 95 milímetros, ou até mesmo superar esse índice”, explicou Mário Leitão.
Ele acrescentou que o mês de março é o período que historicamente registra as melhores precipitações no Sertão paraibano e que, havendo um quadro de normalidade neste início de ano, há possibilidade de chuvas mais intensas nos meses seguintes, favorecendo uma maior recuperação dos mananciais.
A previsão é válida para os municípios da região de Patos, bem como para as demais áreas do Sertão do estado, que atravessam um período de atenção em relação ao abastecimento hídrico nesta época do ano.
Loading...