A cidade de Patos passa a contar com uma Casa da Cidadania em novo endereço, com estrutura moderna e ampliada, reforçando o acesso da população a serviços públicos essenciais de forma mais eficiente, confortável e humanizada. A ampliação integra as ações do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), voltadas à interiorização e fortalecimento da cidadania no estado.
Entre os principais avanços da nova unidade em Patos está a implantação do primeiro Espaço de Identificação Infantil da região, voltado ao atendimento seguro e acolhedor de crianças e suas famílias. O espaço já funciona em João Pessoa, no bairro do Bessa, e no Centro de Campina Grande, e agora passa a beneficiar diretamente a população sertaneja.
A Casa da Cidadania de Patos oferece diversos serviços integrados em um único local, a exemplo da emissão da Carteira Nacional de Identificação (CNI) — serviço mais procurado em todo o estado — além da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, atendimentos do Detran, Sefaz, Sine-PB, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Funad e Cagepa.
Em 2025, as Casas da Cidadania da Paraíba ultrapassaram a marca de 1,3 milhão de atendimentos, demonstrando a importância desses equipamentos para aproximar o Estado da população. Atualmente, 54 unidades estão em funcionamento em todas as regiões paraibanas, oferecendo mais dignidade, comodidade e acesso aos serviços públicos.
A subgerente executiva das Casas da Cidadania, Cristiane Carnaúba, destacou que a modernização da unidade de Patos reforça o compromisso do Governo do Estado com a cidadania. “As Casas da Cidadania têm um papel essencial ao aproximar os serviços públicos da população. Em Patos, essa nova estrutura representa mais qualidade, acolhimento e eficiência no atendimento aos cidadãos”, afirmou.