Locais Chuvas em 2026
Barragem da Farinha opera em nível crítico e renova esperança de recarga com previsão de chuvas
Atualmente, a Barragem da Farinha opera com apenas 0,77% de sua capacidade total preenchida.
20/01/2026 13h14 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Marconi Palmeira - EMPAER
Foto: Marconi Palmeira/EMPAER

Durante visita realizada nesta terça-feira (20/01/2026) à Barragem da Farinha, no município de Patos-PB, o técnico da EMPAER, Marconi Palmeira Filho, registrou em vídeo a real situação em que se encontra o manancial. As imagens mostram que o volume de água está em estado crítico, com nível extremamente baixo, sendo possível visualizar todo o sangradouro e sua profundidade, já que o registro foi feito no interior da barragem, na área conhecida como “porão” do reservatório.

Atualmente, a Barragem da Farinha opera com apenas 0,77% de sua capacidade total preenchida.

Foto: Marconi Palmeira Filho

De acordo com Marconi Palmeira, a barragem foi construída em 1975 com a finalidade de abastecer Patos e região, tendo sido inaugurada em 23 de fevereiro daquele ano e transbordado apenas oito dias depois, em 3 de março de 1975.

Ainda segundo o técnico da EMPAER, as previsões meteorológicas para o mês de fevereiro de 2026 indicam chuvas dentro da normalidade. Ele afirma que há expectativa de uma possível recuperação do manancial ao longo do ano, diante das mudanças climáticas observadas nos últimos dias, conforme apontam os modelos meteorológicos.

No vídeo, Marconi Palmeira informa que os últimos transbordamentos da barragem ocorreram em 7 de abril de 2019 e em 19 de março de 2020, data em que se celebra o Dia de São José. Já em 23 de abril de 2020, o manancial atingiu o maior volume dos últimos seis anos, alcançando 109% de sua capacidade.

Entre os anos de 2013 e 2018, a Barragem da Farinha também enfrentou situação crítica, com os menores volumes registrados nos dias 3 de fevereiro de 2014 e 6 de janeiro de 2020, quando chegou a apenas 0,05% de sua capacidade.

Foto: Marconi Palmeira Filho

 

Em 2023, o reservatório iniciou o ano com 8,4% de volume acumulado e, ao longo do período chuvoso, quase transbordou, alcançando 89,58% de sua capacidade total.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

A expectativa agora é que o manancial consiga se recuperar plenamente, garantindo segurança hídrica para a população de Patos e região por um longo período, além de proporcionar novamente o belo espetáculo do seu transbordamento.

Foto: Marconi Palmeira Filho

 

Colaboração: Marconi Palmeira Filho/EMPAER