Policial Prisão
Operação Parabellum: Polícia Civil prende foragido no Paraná em ação conjunta interestadual
Suspeito integra núcleo do tráfico de drogas de organização criminosa com atuação no Sertão da Paraíba
20/01/2026 15h00 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), vinculada à 15ª Delegacia Seccional, em ação conjunta com as Polícias Civis de Santa Catarina e do Paraná, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 24 anos na cidade de Francisco Beltrão, no Paraná. A prisão ocorreu por volta das 14h desta segunda-feira (20), no âmbito da Operação Parabellum.

O investigado foi localizado após um trabalho integrado de inteligência entre as forças policiais dos três estados. Segundo a Polícia Civil, ele vinha sendo monitorado desde que teve o paradeiro identificado na cidade de Curitibanos, em Santa Catarina.

Durante as diligências, foi constatado que o suspeito estava em deslocamento em direção à fronteira do Brasil com o Paraguai, sendo capturado em Francisco Beltrão, região conhecida por integrar rotas utilizadas para o tráfico internacional de drogas.

De acordo com as investigações, o preso integra o núcleo responsável pela comercialização de entorpecentes da organização criminosa, com atuação predominante no município de Teixeira, no Sertão da Paraíba. A Operação Parabellum tem como foco o desmantelamento de um grupo criminoso envolvido em homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região.

Com essa prisão, a operação alcança a marca de 24 mandados de prisão preventiva cumpridos, com capturas realizadas nos estados da Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Deflagrada no dia 23 de dezembro, a Operação Parabellum é considerada a maior já realizada pela Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos. A ação contou com a mobilização de aproximadamente 90 policiais civis das 2ª, 3ª e 4ª Superintendências Regionais, além do apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO).

As primeiras diligências ocorreram nos municípios de Passagem, Cacimbas, Areia de Baraúnas e Patos, com desdobramentos em outros estados da federação. A Polícia Civil da Paraíba reforçou, por meio de nota, o compromisso institucional de combater o crime organizado e fortalecer a segurança da população paraibana.

Por Patos Online
Com informações da DHE/Patos