A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), uma operação voltada ao combate à comercialização irregular de canetas emagrecedoras. A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia Civil de Sapé, na Zona da Mata paraibana, e teve como foco a repressão à venda clandestina desses medicamentos, que pode representar riscos à saúde pública.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário, sendo quatro no município de Sapé e um na cidade de João Pessoa. Nos locais alvos das diligências, os policiais apreenderam medicamentos conhecidos comercialmente como “Mounjaro” e “Ozempic”, popularmente chamados de canetas emagrecedoras.
Além dos fármacos, aparelhos celulares também foram recolhidos e deverão auxiliar no aprofundamento das investigações, especialmente na identificação de possíveis esquemas de venda irregular e distribuição dos produtos.
Os responsáveis pelo material apreendido foram conduzidos à delegacia, onde prestaram esclarecimentos às autoridades policiais. Segundo a Polícia Civil, todo o material será submetido à análise para verificar a procedência, a regularidade e eventuais crimes relacionados à comercialização dos medicamentos.
A Polícia Civil reforçou que a venda de medicamentos sem autorização e fora dos critérios legais representa um sério risco à saúde da população e destacou que novas ações poderão ser realizadas para coibir esse tipo de prática em outras regiões do estado.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB