O Palmeiras venceu o São Paulo neste sábado (24), por 3 a 1 , na Arena Barueri, em jogo válido pela 5ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.
Os gols da partida foram marcados por Maurício, Flaco López e Khellven, pelo Verdão, e Bobadilla, pelo Tricolor.
Com a vitória, o Palmeiras assume provisoriamente a liderança do Paulistão, somando 12 pontos. O Red Bull Bragantino, atual segundo colocado, com 10 pontos, pode passar o Verdão caso vença o Santos, neste domingo (25).
Do outro lado, o São Paulo ocupa a 14ª posição, com 4 pontos. Essa é a mesma pontuação do Noroeste, primeiro time na zona de rebaixamento. A Ponte Preta, lanterna do campeonato, soma 1 ponto.
Vale lembrar que os oito primeiros se classificam às oitavas de final e os dois últimos são rebaixados de divisão no Paulistão.
Essa é a segunda vez na história do Choque-Rei que o Palmeiras passa 10 jogos sem ser derrotado pelo São Paulo. O tabu vem desde 2023.
O primeiro tempo do clássico foi intenso. Visitante, o São Paulo criou mais chances de perigo, mas foi o Palmeiras quem ficou na frente do placar. Aos 7 minutos, em resposta à finalização de Luciano, Maurício arriscou o chute de fora da área e acertou o cantinho do gol de Rafael, que não alcançou o chute. A resposta do Tricolor saiu aos 12 minutos.
Após desvio de Arboleda em cobrança de escanteio, Bobadilla apareceu livre na área para finalizar por de baixo das pernas de Carlos Miguel. Os visitantes puderam ampliar duas vezes com Gonzalo Tapia, mas o paraguaio desperdiçou as oportunidades, sendo uma cara a cara com o gol.
Quem não faz, toma. Aos 29 minutos, após boa troca de passes no meio-campo, Flaco López recebeu de Sosa na área e cavou por cima do goleiro são-paulino para marcar. O argentino também assustou em chute de longe, aos 42. Já nos acréscimos, Enzo Díaz teve a chance de empatar em cabeceio perigoso.
Depois de tanta emoção no primeiro tempo, o segundo começou com tudo. Aos 5 minutos, após boa arrancada de Khellven, Piquerez achou Flaco López na áera, e o argentino devolveu de cabeça para o lateral-direito marcar o terceiro do Verdão.
Depois do segundo gol palmeirense, o clássico esfriou. Os rivais pouco chegaram com perigo ao ataque até os 35 minutos. Vitor Roque, em sua primeira oportunidade no jogo, acertou a trave de Rafael em chute da entrada da área. O São Paulo insistiu na reta final, mas parou em boa defesa de Carlos Miguel em cabeceio de Calleri.
Palmeiras: 1º, com 12 pontos
São Paulo: 14º, com 4 pontos
Atlético-MG (F) - 28/01, às 19h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
Botafogo-SP (F) - 01/02, às 20h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista
Vitória (C) - 04/02, às 21h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
Flamengo (C) - 28/01, às 21h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
Santos (C) - 31/01, às 20h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista
Santos (F) - 04/02, às 20h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
Fonte: ESPN