Locais Capacitação
Complexo Hospitalar de Patos conclui Curso de Formação da Brigada de Incêndio com quase cem colaboradores capacitados
Ao todo, foram formadas seis turmas, sendo cinco de nível básico, com carga horária de quatro horas cada, e uma turma de nível intermediário, com oito horas de duração. Quase cem colaboradores foram capacitados para atuar como brigadistas em situações de emergência no ambiente hospitalar.
25/01/2026 09h00
Por: Felipe Vilar Fonte: News Comunicação
Foto: Divulgação

O Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro (CHDJC), de Patos, concluiu, nesta quinta-feira (22), o Curso de Formação da Brigada de Incêndio, realizado nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, no Auditório da Casa de Apoio aos Portadores de Câncer, nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, foram formadas seis turmas, sendo cinco de nível básico, com carga horária de quatro horas cada, e uma turma de nível intermediário, com oito horas de duração. Quase cem colaboradores foram capacitados para atuar como brigadistas em situações de emergência no ambiente hospitalar.

A capacitação teve como foco a prevenção e o combate inicial a incêndios, a organização do abandono de área e a atuação segura em situações de sinistro, considerando as especificidades do ambiente hospitalar, com o objetivo de proteger trabalhadores, pacientes, acompanhantes e o patrimônio público.

As aulas foram ministradas pelo sargento Edoardo Henrique de Oliveira Júnior, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), sede Patos, e contaram com conteúdos teóricos e práticos, seguindo as diretrizes da Norma Regulamentadora nº 23 (Proteção Contra Incêndios) e da legislação vigente do CBMPB.

Para a técnica de Segurança do Trabalho do CHDJC, Lusângela de Azevedo, a conclusão do curso representa um avanço significativo para a instituição. “Encerrar essa capacitação com todas as turmas concluídas é um marco importante. Hoje, o hospital conta com colaboradores mais preparados para agir com segurança, técnica e responsabilidade em situações de emergência”, disse ela.

O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, também destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da cultura de prevenção. “Essa formação fortalece nossos protocolos de segurança e reafirma o compromisso do CHDJC com a proteção da vida, dos profissionais e do patrimônio público”, reiterou ele.

O Curso de Formação da Brigada de Incêndio foi uma iniciativa do Setor de Segurança do Trabalho (SST) do CHDJC, em parceria com o NEPE – Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem, consolidando mais uma ação voltada à qualificação contínua e à segurança no ambiente hospitalar da unidade.

Por News Comunicação