A Câmara Municipal de Patos realizou, na noite desta terça-feira, dia 27, a Sessão Solene de recondução dos membros da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. O ato oficializou o retorno da vereadora Tide Eduardo (Republicanos) à Presidência do Poder Legislativo patoense, em cumprimento à decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
A Mesa Diretora é composta pela vereadora Tide Eduardo (Republicanos), presidente; Ítalo Gomes (Republicanos), 1º vice-presidente; Brenna Nóbrega (PSB), 2ª vice-presidente; Emano Araújo (REDE), 1º secretário; Marco César (PSB), 2º secretário; e Rafael Policial (União), 3º secretário. O colegiado foi eleito no dia 1º de janeiro de 2025, pela chapa intitulada “Unidos pelo Trabalho”.
A solenidade ocorre após o TJPB derrubar a decisão da juíza Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, da 4ª Vara Mista de Patos, que havia determinado o afastamento da presidente da Casa em decorrência de uma ação movida pelo vereador David Carneiro Maia (REDE). A ação questionava o que o parlamentar entendia como um quarto mandato consecutivo. Com a decisão do Tribunal, foi determinada a imediata recondução da vereadora Tide Eduardo ao cargo.
A Sessão Solene contou com grande presença de familiares dos parlamentares, servidores da Casa e representantes da imprensa, marcando um momento de reafirmação institucional e de normalidade dos trabalhos legislativos.
Após o evento, a presidente da Câmara concedeu entrevista à imprensa e reafirmou a legalidade de seu mandato. “A sensação é de que a justiça foi feita, pois em nenhum momento cometi qualquer delito. Quando concorri à reeleição, eu sabia que tinha esse direito respaldado na legislação”, declarou Tide Eduardo.
Para a presidente, o episódio está superado e o foco agora é a reorganização administrativa e legislativa da Casa. “Da minha parte não ficou nenhuma aresta. Sempre fui muito profissional e meu foco agora é o retorno pleno dos trabalhos”, destacou.
A vereadora também adiantou que o ano de 2026 será marcado por importantes desafios para o Poder Legislativo, especialmente no que diz respeito à modernização e à transparência. Segundo ela, uma das metas é tornar o acesso da população às informações da Câmara cem por cento digital.
“Durante esse recesso, aproveitei para me reunir com nossa equipe e planejar o calendário de trabalho. Já no início de fevereiro, vamos lançar ferramentas dotadas de Inteligência Artificial, como um contato via WhatsApp, para que a população tenha acesso imediato a informações sobre projetos em tramitação, leis ou qualquer outro tema, tudo em frações de segundos”, revelou.
Sobre o período eleitoral deste ano, a presidente avaliou que as eleições de 2026 não devem comprometer o bom andamento das atividades legislativas. “Não acredito nisso, até porque a maioria dos nossos vereadores não vai se envolver diretamente em campanhas de nível estadual”, concluiu.
Por Assessoria/Câmara Municipal