A prova da baliza, considerada um dos principais motivos de reprovação no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deixou de ser obrigatória a partir desta terça-feira (27) em quatro estados brasileiros, conforme novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No entanto, a mudança não será aplicada na Paraíba. Em entrevista ao programa Correio Debate, da rádio 98 FM, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, defendeu a permanência do teste no estado.
“Entendemos que é importante para a segurança viária. O condutor, o candidato deve saber o básico na condução do veículo, que é estacionar de forma correta, e a baliza é importante”, afirmou.
Até o momento, a retirada da obrigatoriedade da baliza foi adotada apenas nos estados de Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pará, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina, a implementação vai acontecer em breve.
Em São Paulo, por exemplo, as mudanças vão além da exclusão definitiva da baliza. O estado também passou a permitir que o exame prático seja realizado em veículos com câmbio automático. Com isso, a avaliação passa a ser concentrada exclusivamente na etapa de circulação, mantendo o trajeto do exame inalterado.
Durante a prova prática, continuam sendo observados critérios como conversões à direita e à esquerda, uso correto da seta, respeito à sinalização e parada em local permitido.
Na Paraíba, entretanto, o Detran mantém o entendimento de que a baliza é um requisito fundamental para garantir que o futuro condutor tenha domínio mínimo do veículo antes de circular nas vias públicas.
Por Patos Online