O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que a prefeita de Cajazeiras, Maria do Socorro Delfino Pereira, exonere a irmã, Aline Delfino Pereira de Lira, do cargo comissionado de secretária adjunta do município. A orientação foi emitida no âmbito de um inquérito que apura possível prática de nepotismo na administração municipal.
Na recomendação, assinada pela promotora de Justiça Sarah Araújo Viana de Lucena, o MPPB destaca que a nomeação de parentes para cargos comissionados ou contratos temporários no mesmo ente público configura nepotismo, sobretudo quando há vínculo direto de confiança e subordinação.
O documento ressalta ainda a existência de “critério de subordinação política inegável”, uma vez que a nomeação partiu da própria prefeita e a função exercida pela irmã integra a estrutura administrativa do Executivo municipal.
A recomendação foi encaminhada à Prefeitura nesta sexta-feira (30), com prazo de até 30 dias para adoção das medidas cabíveis e comunicação ao Ministério Público.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB