O Nacional Atlético Clube de Patos divulgou, nesta segunda-feira (2), uma nota oficial manifestando veemente repúdio à atuação da equipe de arbitragem na partida realizada na noite do último domingo (1º), no Estádio Perpétuo Corrêa Lima, o Perpetão, em Cajazeiras. O confronto diante do Atlético Cajazeirense foi válido pela 5ª rodada do Campeonato Paraibano 2026 e terminou com vitória de 1 a 0 da equipe mandante.
De acordo com o clube patoense, a arbitragem, composta pelo árbitro principal Tiago Ramos de Oliveira, pelos assistentes Gleydson Francisco e Adenilson de Souza Barros, além do quarto árbitro Harison Herbeth Cabral, cometeu erros considerados graves e determinantes para o resultado da partida.
O principal ponto de contestação do Nacional diz respeito à não marcação de dois pênaltis claros, ambos ocorridos aos 47 e 48 minutos do segundo tempo, em lances distintos de toque de mão por jogadores do Atlético Cajazeirense. Segundo a diretoria alviverde, as infrações são facilmente identificadas nas imagens da transmissão oficial da partida e também em vídeos registrados pela equipe de marketing do clube.
Na nota, o Nacional ressalta que decisões desse porte interferem diretamente no resultado do jogo e comprometem o trabalho desenvolvido de forma séria e profissional por atletas, comissão técnica, diretoria e demais colaboradores ao longo da competição.
O clube cobrou maior transparência, critério e eficiência das equipes de arbitragem do futebol paraibano, além de uma atuação firme e rigorosa da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) na análise e apuração dos fatos, com o objetivo de preservar a lisura, a credibilidade e o equilíbrio do Campeonato Paraibano.
Confira abaixo a nota na íntegra:
O Nacional Atlético Clube de Patos vem a público manifestar seu veemente repúdio à atuação da equipe de arbitragem na partida realizada na noite deste domingo, 1º de fevereiro de 2026, no Estádio Perpétuo Corrêa Lima – o Perpetão, em Cajazeiras/PB, válida pela 5ª rodada do Campeonato Paraibano, entre Atlético Cajazeirense de Desportos e Nacional de Patos, composta pelo árbitro principal, Sr. Tiago Ramos de Oliveira; assistente 1, Sr. Gleydson Francisco; assistente 2, Sr. Adenilson de Souza Barros e quarto árbitro, Sr. Harison Herbeth Cabral.
Lamentamos profundamente os graves erros cometidos, em especial a não marcação de dois pênaltis claros, ocorridos aos 47 e 48 minutos do segundo tempo, em lances distintos de toque de mão por jogadores do Atlético Cajazeirense. As infrações são evidenciadas de forma inequívoca pelas imagens da transmissão oficial da partida, bem como por vídeos captados pela equipe de marketing do clube.
Decisões dessa natureza interferem diretamente no resultado da partida e comprometem todo o trabalho sério, honesto e profissional desenvolvido por atletas, comissão técnica, diretoria e colaboradores do Nacional de Patos ao longo da competição. É inadmissível que erros tão determinantes, em momentos cruciais do jogo, passem despercebidos.
Diante dos fatos, o Nacional Atlético Clube de Patos cobra uma postura mais transparente, criteriosa e eficiente das equipes de arbitragem do futebol paraibano, bem como uma atuação firme, severa e contundente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) na análise e apuração de situações como esta, a fim de preservar a lisura, a credibilidade e o equilíbrio da competição.
O Nacional sempre praticou e continuará praticando e defendendo um modelo de futebol limpo, com o respeito às regras do jogo e com a defesa de condições justas para todos os participantes do Campeonato Paraibano.
Patos, 2 de fevereiro de 2026.
Diretoria do Nacional Atlético Clube.
Ver essa foto no InstagramUm post compartilhado por Nacional Atlético Clube (@nacionaldepatosoficial)
Por Felipe Vilar - Patos Online