Na manhã desta terça-feira (3), a Secretaria de Educação realizou um encontro intersetorial com a equipe do CAPS, voltado para professores, cuidadores e gestores da rede municipal. Com o tema “Cuidar da escola e de quem cuida”, o momento foi marcado por escuta, aprendizado e fortalecimento do compromisso com uma educação mais humana.
A palestra foi conduzida pela fonoaudióloga Renata Dall’Agnol e pela psicóloga Clara Joelly, que abordaram o cuidado com os profissionais da educação, a importância da saúde emocional para um ano letivo produtivo e humanizado, os cuidados com os alunos da rede municipal e a estratégia “Vozes que se revelam”, que amplia a comunicação alternativa e favorece a inclusão escolar.
O secretário municipal de Educação, Jonas Henrique, afirmou que encontros como este são importantes para o início das atividades do ano letivo. “Foi realmente uma rica troca de experiências, marcada por uma conversa aberta, na qual os profissionais puderam esclarecer dúvidas e compartilhar suas vivências com os demais participantes e com as palestrantes”, comentou.
O evento foi realizado pela Secretaria de Educação, com o apoio da Secretaria de Saúde, reforçando a união de esforços em prol do bem-estar de toda a comunidade escolar. Para tornar o momento ainda mais acolhedor, também foi oferecido um café da manhã para todos os presentes.
A coordenadora do CAPS municipal, Francilaure Nóbrega, mencionou a importância de se observar com mais atenção a saúde mental dos profissionais que atuam na educação.
“Este encontro reforça a importância de olhar para a saúde mental de forma integrada, reconhecendo que quem cuida e educa também precisa ser cuidado. Ao promover esse espaço de diálogo entre o CAPS e a Educação, fortalecemos vínculos, prevenimos o adoecimento emocional e contribuímos para uma escola mais humana, inclusiva e acolhedora, tanto para os profissionais quanto para os alunos”, destacou.
Por Eduardo Rabelo/Assessoria