Política Educação Superior
Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Presidente da Câmara afirma que articulação seguirá o modelo do desmembramento que originou a UFCG
04/02/2026 15h00 Atualizada há 1 hora
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com MaisPB
Foto: Kayo Magalhães

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou nesta terça-feira (3), em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais e Rádio POP FM, que pretende articular junto ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a criação de uma Universidade Federal do Sertão da Paraíba.

Segundo Hugo, a proposta seguirá um modelo semelhante ao desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que deu origem à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), como forma de ampliar o acesso ao ensino superior na região sertaneja.

“Esse será um debate que nós obrigatoriamente estaremos fazendo a partir de então, porque há também o interesse desse desmembramento como forma de poder expandir a educação ainda mais no Sertão do estado. Nós sabemos que só através da educação vamos conseguir ter os frutos que nós merecemos e nossa população almeja há muitos anos”, destacou.

A declaração foi feita um dia após a Câmara dos Deputados aprovar o projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano, com sede no município de Patos. Para Hugo Motta, o avanço reforça a viabilidade de novos debates sobre a interiorização do ensino superior.

“Com certeza isso se dará com debate político, com força política aqui em Brasília, com voz ativa, assim como fizemos nessa criação do Instituto Federal do Sertão”, acrescentou.

A criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano foi aprovada pela Câmara nesta terça-feira. A proposta, articulada pelo próprio Hugo Motta, foi encaminhada à Mesa Diretora da Casa pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Por Patos Online 
Com informações do MaisPB