Sertão Queda de energia
Gerente de operações da Energisa detalha ações após evento climático severo no Sertão da Paraíba
Mais de 40 mil raios foram registrados; Patos e Itaporanga estão entre as cidades mais afetadas
06/02/2026 15h33 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução

A região do Sertão da Paraíba foi atingida, na tarde da última quinta-feira (5), por um evento climático severo, caracterizado por chuvas intensas, ventos fortes e grande incidência de descargas atmosféricas. De acordo com a Energisa, mais de 40 mil raios foram registrados em toda a região durante o período crítico.

Segundo a gerente de operações da Energisa, Nathalia Holanda, as cidades de Patos e Itaporanga foram as mais impactadas pelos efeitos do fenômeno climático, que causou danos significativos à rede elétrica.

“Tivemos um evento climático severo, com chuvas, descargas atmosféricas e ventos fortes. Chegamos a registrar mais de 40 mil raios em toda a região, com Patos e Itaporanga entre as cidades mais atingidas”, explicou.

Diante da situação, a concessionária informou que ativou imediatamente o plano de contingência para situações emergenciais, mobilizando um número maior de equipes para conter os danos e acelerar o restabelecimento do fornecimento de energia.

“Mobilizamos nosso plano de contingência e reforçamos as equipes para conter os danos em nossas redes. Na manhã desta sexta-feira, já conseguimos restabelecer cerca de 85% das ocorrências”, destacou Nathalia.

A Energisa informou ainda que segue monitorando os alertas climáticos e reforçando o efetivo, com a mobilização de profissionais de outras regiões do estado para atuar no Sertão paraibano.

“Continuamos atentos às previsões climáticas e não vamos medir esforços para restabelecer completamente a normalidade na região do Sertão da Paraíba”, afirmou a gerente.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

Nota da Energisa

Em nota oficial, a Energisa reforçou que os danos à rede elétrica foram causados por árvores e objetos arremessados pelos ventos, descargas atmosféricas e impactos em postes e outros componentes da infraestrutura.

A empresa informou que aumentou a quantidade de equipes em campo, inclusive com profissionais de outras regiões, e que até a manhã desta sexta-feira (6) cerca de 85% das ocorrências já haviam sido normalizadas. A previsão é de continuidade das chuvas, o que exige a permanência das equipes em alerta.

Por questões de segurança, a concessionária orienta que a população mantenha distância de fios caídos e utilize os canais oficiais de atendimento:

Por Patos Online