A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, registrou ao menos 14 ocorrências provocadas pela forte chuva de vento acompanhada de relâmpagos e trovões na tarde e noite desta quinta-feira (5). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo e emitiu um novo alerta laranja de perigo de chuvas intensas para a região.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Patos, Everaldo Nunes, a maior parte dos transtornos ocorreu na Zona Leste, especialmente nos bairros Salgadinho e São Sebastião, áreas próximas a concessionárias de motos e veículos. Entre os danos materiais registrados estão quedas de árvores, postes de iluminação, desabamento do teto de uma concessionária e vitrine de loja, além de contêineres arrastados pela ventania.
“Pelo nosso acompanhamento, verificamos que o maior impacto foi na Zona Leste, com queda de teto de loja, árvores, danos a veículos e postes de iluminação, inclusive com transformadores. Todos os casos envolveram apenas prejuízos materiais”, afirmou Everaldo Nunes.
Loading...
O secretário de Meio Ambiente, Alex Wagner, reforçou que a situação está sendo monitorada e que o levantamento dos danos começou imediatamente. “Desde o ocorrido, a Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com a Defesa Civil, está fazendo um diagnóstico da situação. Houve queda de algumas árvores, principalmente na Zona Leste, e estamos atuando com os demais órgãos competentes para que todas as medidas necessárias sejam adotadas com segurança e agilidade”, explicou.
Loading...
A estrutura do evento de Carnaval Sol Folia, programado para os dias 7 e 8 de fevereiro na Alça Sudeste, também foi atingida pela ventania. Contêineres foram arrastados, mas não houve prejuízos à iluminação ou à segurança do evento, que seguirá normalmente, conforme a Prefeitura.
Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), da Semads, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar e civil atuaram imediatamente após a chuva, garantindo reparos e segurança à população.
A Prefeitura de Patos reforça que não houve registro de feridos e que todas as áreas afetadas continuam recebendo atenção contínua das equipes técnicas.
Por Patos Online