Morreu na manhã desta segunda-feira (9), aos 96 anos, Crizanto Abílio de Souza, comerciante mais antigo do município de Diamante, no Vale do Piancó. O óbito foi confirmado por familiares.
Conhecido carinhosamente como Seu Crizanto, ele vinha enfrentando problemas de saúde em decorrência da idade avançada. De acordo com parentes, na manhã de hoje sofreu uma queda de pressão e, em seguida, duas paradas cardíacas.
O sepultamento está previsto para ocorrer às 9h desta terça-feira (10).
Crizanto Abílio era uma figura bastante conhecida e respeitada em Diamante e em toda a região. Ele iniciou sua trajetória no comércio em 1953, mantendo por décadas uma tradicional mercearia, onde vendia produtos como rapadura, ração, feijão, entre outros itens essenciais para a população local. Além do comércio, também atuou no setor agrícola.
Na vida pública, entrou para a história política do município ao se tornar o primeiro vice-prefeito de Diamante, após a eleição de 1966, quando integrou a chapa do então prefeito Dionísio Mangueira Diniz. Naquele pleito, a chapa foi eleita com 650 votos, o equivalente a 50,79% dos votos válidos.
Após deixar a prefeitura, além de manter o comércio, Crizanto também trabalhou fazendo transporte alternativo em uma caminhonete, levando moradores de Diamante até o município de Itaporanga, atividade muito comum à época.
A morte de Seu Crizanto representa a perda de um dos grandes personagens da história social, econômica e política de Diamante, deixando um legado de trabalho, simplicidade e serviço à comunidade.
Por Patos Online
Com informações do Diamante Online