O Sertão paraibano amanheceu de luto nesta quinta-feira (12) com a morte do economista, empresário, fazendeiro e ex-prefeito de São José do Bonfim, Wagner Marques Dantas, conhecido como Vavá Marques, aos 61 anos. Ele faleceu no Hospital do Bem, em Patos, onde estava internado para tratamento contra o câncer.
A doença foi diagnosticada em janeiro de 2026 e evoluiu de forma agressiva, com metástase. Vavá realizava tratamento tanto na unidade especializada em Patos quanto na rede particular. Apesar dos esforços médicos, o quadro clínico se agravou rapidamente.
Vavá Marques foi prefeito de São José do Bonfim pela primeira vez em 1992, município onde residia há 38 anos e onde construiu forte liderança política. Durante sua gestão, destacou-se como articulador do desenvolvimento local e conseguiu eleger seu sucessor, assegurando a continuidade de seu grupo político.
Também exerceu o cargo de gerente regional das Espinharas da Cagepa, em Patos, além de se destacar como empresário, sendo proprietário da empresa de água mineral Magnífica.
Integrante de uma das famílias mais tradicionais da política regional, Vavá era filho da ex-prefeita de Vista Serrana e ex-deputada estadual Socorro Marques (in memoriam). Era irmão do ex-prefeito e ex-deputado estadual Monaci Marques.
Vavá era casado com Jaqueline e deixa quatro filhos: Caio, Silas e Caled, do primeiro casamento, e Nicolas, do segundo.
O velório será realizado no Memorial Jardim da Paz Cemitério Parque, localizado no Distrito Industrial, em Patos. O sepultamento também ocorrerá no mesmo local, porém o horário ainda será definido pela família.
Familiares, amigos e lideranças políticas da região lamentam profundamente a perda e prestam homenagens ao ex-gestor. A Prefeitura de São José do Bonfim deverá decretar luto oficial em reconhecimento aos serviços prestados por Vavá Marques ao município.
Por Patos Online