Política Retratação
Deputado Rogério Correia, do PT, se retrata após compartilhar montagem com Bolsonaro feita por IA
TJDFT determinou que parlamentar esclarecesse em todas as redes que imagem era artificial, sob pena de multa
18/02/2026 17h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patos Online com Poder360
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Rogério Correia publicou, nesta terça-feira (17), uma retratação após ter compartilhado em suas redes sociais uma imagem produzida por inteligência artificial que mostrava o ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, e do ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.

Em publicação na plataforma X, o parlamentar afirmou que a imagem era uma montagem digital gerada por IA e que o encontro retratado não ocorreu. “Esclareço que o encontro retratado na referida imagem não ocorreu, tratando-se de montagem digital gerada por IA”, escreveu.

A retratação foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que no último dia 13 de fevereiro ordenou que o deputado esclarecesse, em todas as suas redes sociais, que a imagem havia sido criada por inteligência artificial. O descumprimento da decisão poderia resultar em multa diária de R$ 10 mil, limitada inicialmente a R$ 50 mil.

Veja a imagem publicada:

Embora Correia já tivesse apagado a postagem original e afirmado que se tratava de uma “imagem simbólica”, a magistrada responsável pelo caso entendeu que a publicação alcançou milhares de pessoas e poderia ter causado danos à reputação do ex-chefe do Executivo.

A montagem foi publicada no dia 1º de fevereiro. À época, o deputado declarou que a imagem representava simbolicamente uma suposta proximidade política entre o empresário e figuras da direita. Posteriormente, afirmou que removeu o conteúdo por se tratar de imagem gerada por IA, o que poderia ter levado parte do público a interpretá-la como real.

A foto utilizada para a criação da montagem é datada de 28 de fevereiro de 2019.

Foto: Marcos Côrrea/PR

 

O episódio também gerou questionamentos sobre reuniões envolvendo o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e integrantes do sistema financeiro. Segundo relatos, o parlamentar minimizou o tema, afirmando que o chefe do Executivo se reúne com diferentes representantes de diversos setores.

Por Patos Online
Com informações do Poder360