Policial Maus-Tratos
Cadela de estimação é encontrada morta sob ponte em São José de Espinharas e PM alerta para crime de maus-tratos
O animal, bastante conhecido na cidade e descrito como dócil, já estava em estado de decomposição quando foi localizado pelo tutor. O caso causou comoção entre moradores.
21/02/2026 14h30 Atualizada há 1 hora
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução

Um caso de maus-tratos a animais gerou revolta na cidade de São José de Espinharas, no Sertão da Paraíba. Neste sábado (21), uma cadela de estimação chamada Lua foi encontrada morta embaixo da ponte do Rio Espinharas, após estar desaparecida há três dias.

O animal, bastante conhecido na cidade e descrito como dócil, já estava em estado de decomposição quando foi localizado pelo tutor. O caso causou comoção entre moradores.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o sargento Abelfran, do destacamento da Polícia Militar do município, fez um alerta à população sobre o aumento de ocorrências envolvendo crueldade contra animais na cidade.

Segundo ele, têm sido registrados diversos relatos de envenenamento, espancamento, abandono e privação de água, atingindo tanto cães quanto gatos.

O policial reforçou que maus-tratos a animais é crime, previsto na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com alterações posteriores, e também na Lei nº 14.064/2020, que aumentou a pena para casos envolvendo cães e gatos. A penalidade pode variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

Durante o pronunciamento, o sargento fez um apelo para que a população denuncie os responsáveis, mesmo que de forma anônima, para que os casos não fiquem impunes.

Veja o vídeo abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

Por Patos Online