Policial Crime de 2013
Condenado por feminicídio em Santa Luzia-PB é preso no Mato Grosso após fugir do regime semiaberto
Edmilson Souza da Costa foi localizado em fazenda no Mato Grosso; crime ocorreu em 2013, em Santa Luzia
21/02/2026 15h30 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com g1 PB
Foto: reprodução

O homem condenado por matar a esposa e atear fogo no corpo dela na frente das filhas foi preso nessa quinta-feira (19), em uma fazenda no município de Sapezal, a 473 quilômetros de Cuiabá (MT). Edmilson Souza da Costa estava foragido do regime semiaberto na Paraíba.

De acordo com a Polícia Civil de Mato Grosso, ele já havia cumprido cerca de 10 anos da pena em regime fechado e passou a ser considerado foragido após não retornar ao sistema prisional durante o cumprimento da pena no semiaberto. O mandado de prisão foi cumprido por policiais da Delegacia de Sapezal. Após a captura, ele foi encaminhado à unidade policial e permanece à disposição da Justiça.

O crime foi cometido em 2013, no município de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba. Em 27 de março de 2018, Edmilson foi condenado a 25 anos de prisão pelo feminicídio.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

 

Caso Maria do Céu

A vítima, Maria do Céu, conhecida como “Céu das Louceiras”, foi atacada dentro da própria residência. Após a agressão, o acusado ateou fogo no corpo dela na frente das filhas. As chamas também destruíram a casa da família.

Maria sofreu queimaduras em cerca de 70% do corpo e permaneceu por mais de uma semana em coma induzido no Hospital de Trauma de Campina Grande, mas não resistiu e morreu no dia 6 de outubro de 2013. Uma das filhas também sofreu queimaduras ao tentar salvar a mãe.

Segundo familiares, o casal estava separado, e o acusado não aceitava o fim do relacionamento. Ele apresentava comportamento agressivo e possessivo, com episódios de humilhação e controle sobre a vida da vítima.

Maria do Céu era artesã e presidia a Associação Comunitária das Louceiras Negras da Serra do Talhado, sendo referência para comunidades quilombolas na Paraíba. Ela deixou quatro filhos.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

 

O caso voltou a repercutir após a recaptura do condenado, que deverá ser reconduzido ao sistema prisional para cumprimento do restante da pena.

Por Patos Online
Com informações do g1 MT