Policial Asas da Liberdade
Operação “Asas da Liberdade” apreende 22 aves silvestres mantidas em cativeiro, em Pombal
Duas pessoas foram conduzidas à delegacia durante ação do BPMA no Sertão paraibano
21/02/2026 17h30 Atualizada há 1 hora
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Imagens: Divulgação/BPMA

O Batalhão Especializado em Policiamento do Meio Ambiente (BPMA) realizou, neste sábado (21), a Operação “Asas da Liberdade”, com o objetivo de combater a manutenção irregular de aves silvestres em cativeiro no município de Pombal, no Sertão da Paraíba.

A ação resultou na condução de duas pessoas à delegacia e na apreensão de 22 espécimes da fauna silvestre que eram mantidos em gaiolas sem a devida autorização dos órgãos ambientais.

Segundo o BPMA, o nome da operação simboliza o compromisso da corporação em devolver à natureza animais retirados ilegalmente do seu habitat. A manutenção de aves silvestres em cativeiro sem autorização é considerada crime ambiental, além de comprometer o equilíbrio do ecossistema e causar prejuízos à fauna.

As aves apreendidas passarão por triagem e avaliação clínica. Após os procedimentos necessários, deverão ser encaminhadas para reabilitação, com posterior soltura em ambiente natural, caso estejam aptas.

O BPMA reforça que a participação da população, por meio de denúncias, é fundamental para o combate aos crimes ambientais e para a preservação do patrimônio natural.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

Por Patos Online
Com informações do BPMA